Paulo Freire 100 anos: Instituto Unibanco e Escola do Parlamento realizam série de webinários para homenagear legado do educador

O Instituto Unibanco e a Escola do Parlamento realizam, de 8 a 22 de setembro, a série de webinários “Paulo Freire 100 anos”. Durante os encontros, serão discutidas as obras de Paulo Freire buscando trazê-las ao encontro dos desafios da educação na atualidade, considerando a sua importância e desdobramentos para as práticas de diferentes instâncias da educação. Abertos ao público, os eventos online integram o Ciclo de webinários “Educação para Juventudes”, transmitido ao vivo todas as quartas-feiras, a partir das 16h, no canal do Instituto Unibanco no YouTube.

Segundo Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, “a série de webinários em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire, dentro do atual contexto profundamente marcado pelas mazelas deixadas pela pandemia da covid-19 e dos desafios da atualidade, que vão do negacionismo à incompetência, se torna uma grande oportunidade para imaginar cenários e práticas democráticas na educação de forma a transformar o presente para construir um futuro possível e mais inclusivo”.

O primeiro webinário da série, “Uma educação com sentido para vida”, no dia 8 de setembro, às 16h, abordará os efeitos da grave crise econômica provocada pela pandemia da covid-19 no contexto e conjuntura das escolas brasileiras, buscando desafiar e construir novos sentidos para a educação por meio da contribuição do pensamento e obras de Paulo Freire. Para debater o tema, o evento contará com Nilma Lino Gomes, Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Selma Rocha, Professora da Universidade de São Paulo (USP). A mediação ficará por conta de Raquel Souza, coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Instituto Unibanco; e a abertura será de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco; e Alexsandro Santos, diretor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo (SP).

Na semana seguinte, em 15 de setembro, o webinário “Histórias e legados” discutirá o centenário de Paulo Freire, sua história e legado para a educação. Trazendo como pano de fundo os desafios da atualidade, o evento trará como questionamentos a importância da contribuição do educador para a história da educação brasileira, principalmente após suas ideias se tornarem foco de perseguição política.

Por fim, no dia 22, o último webinário, “Educação e mudança social”, tratará das relações entre educação e mudança numa perspectiva de justiça social, buscando trazer reflexões que envolvem a equidade, e desigualdades sociais e educacionais no Brasil à luz do pensamento freireano. Reunindo especialistas, o objetivo do evento é questionar a importância da educação em um momento em que o País é atravessado por uma crise econômica, política e aumento vertiginoso da pobreza.

Serviço

Webinário Uma educação com sentido para a vida

Data: 8 de setembro

Hora: 16h

Abertura: Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco; e Alexsandro Santos, diretor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo (SP).

Participantes: Nilma Lino Gomes, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Selma Rocha, professora da Universidade de São Paulo (USP)

Mediação: Raquel Souza, coordenadora de Políticas Educacionais do Instituto Unibanco

Transmissão ao vivo: https://youtu.be/OCgIyDubbHU

Webinário Histórias e legados

Data: 15 de setembro

Hora: 16h

Programação a confirmar

Webinário Educação e mudança social

Data: 22 de setembro

Hora: 16h

Programação a confirmar

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s