Casa nova sem obras

No dia 30 de outubro se comemora o Dia do Designer de Interiores e uma das heranças comportamentais que a pandemia do Covid 19 deixará é certamente a relação de pessoas e seus lares. Por conta da mais longa quarentena e da necessidade de adaptar ambientes para acomodar famílias de forma mais funcional, aumentou o desejo pela transformação de ambientes. Mas, como fazer isso quando se mora de aluguel ou quando não se pode investir em reformas? A designer e instrutora do curso Técnico em Design de Interiores do Senac RJ, Juliana Decnop, responde a esta dúvida com dicas de modernização sem obras.

Uma pesquisa do Google Survey realizada em junho deste ano, aponta que 42% dos 1 mil entrevistados brasileiros passaram a dar mais valor à casa e se sentem mais conectados a ela. 57% afirmaram que, mesmo após a pandemia, a casa continuará sendo prioridade e irão investir nela. 40% já renovaram a casa durante a pandemia e 38% ainda pretendem redecorar.

Segundo Juliana, uma boa pintura é sempre a forma mais acessível para transformação rápida de qualquer ambiente, mas existem outros recursos simples de fácil instalação como papel de parede, que, por ser aplicado com cola à base de água, é fácil de retirar sem danificar; os novos adesivos vinílicos, que são ótimos para encapar azulejos de cozinha, banheiro e móveis; e, o stencil, para fazer desenhos na parede.

“Temos hoje uma grande tendência vinda de fora do país, onde a mão de obra é muito cara, que é o DIY, a ideia de faça você mesmo. Com isso, muitos fabricantes estão facilitando a forma de aplicação de produtos para que qualquer pessoa possa utilizar. Adesivos vinílicos já podem ser encontrados de acordo com tamanho dos azulejos imitando o ladrilho hidráulico, que é uma peça cara. Pode-se também forrar móveis escuros ou numa cor feia com tons mais claros e contemporâneos. O stencil também fica bem interessante e dá uma renovada no espaço.” – explica.

Para pisos, a especialista oferece três dicas para renovação rápida e que podem ser removidos: piso vinílico, aplicado com cola tipo de sapateiro, piso adesivo ou piso por encaixe de clique, que tem a vantagem de reutilização.

“O piso por encaixe é preso pelos rodapés das paredes, que fecham e dão o acabamento. Esse modelo pode ser retirado e levado para outro apartamento em caso de mudança. É uma boa opção para quem mora de aluguel” – sugere.

Na parte de decoração há diversas alternativas para revitalizar ambientes com pouco investimento. Pode-se trabalhar com jardim vertical, utilizar quadros colados com fita dupla face, para não precisar furar paredes. Na sala, o sofá pode ganhar um ar renovado com uma capa ou uso de manta, xale, almofadas diferentes. Para quartos, existem no mercado diferentes opções de lambris, filetes, frisos, rodameios que podem ser aplicados com fita dupla face e cola especial do fabricante.

“A única coisa que pode acontecer é a fita danificar a pintura e precisar repintar, mas, de qualquer forma, em qualquer mudança se entrega o apartamento ou casa pintados.” – conclui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s