Rota das Emoções possui 2 das 9 praias selecionadas para Projeto do Ministério do Turismo

“Brasil, essa é a minha praia” é um projeto do Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo a Universidade, o objetivo do programa é “orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas.” Foram selecionadas 9 praias de todo o Brasil, sendo que 2 delas (Barreirinhas (MA) e Cruz (CE)), fazem parte da Rota das Emoções.

Ainda segundo a UFRN, dentre as ações específicas, o projeto deve prestar assessoria técnica na revisão e/ou elaboração de Planos de Gestão Integrada da Orla – PGIs nos destinos turísticos selecionados, criando condições para que mais destinos turísticos de praia façam a adesão à política nacional do Projeto Orla.

A participação no programa, que foi determinada via edital, faz parte do esforço das Prefeituras locais e demais entidades envolvidas na valorização da Rota das Emoções e na execução eficiente e segura de suas atividades e experiências. Um dos critérios para a entrada no projeto era a participação no Programa Investe Turismo, lançado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e Sebrae.

Outra iniciativa do Sebrae para a Rota das Emoções é o “Check-in Rota das Emoções”, um programa voltado para ações estratégicas em todo o território do roteiro, incluindo campanhas de marketing, treinamentos dos agentes de viagens, ações de comercialização, capacitações, participações em feiras e eventos, e a implementação de um selo de segurança unificado entre os 3 estados, o “Rota mais segura”. O programa possui Assessoria Técnica da Ori Brazil.

Cruz (CE) e Barreirinhas (MA) são parte de experiências estratégicas da Rota das Emoções. Cruz fica a 230 quilômetros de Fortaleza e é o primeiro destino oficial na Rota para quem começa pelo Ceará. A Praia do Preá, no município, é um dos principais locais para a prática do Kitesurf, com os fortes ventos característicos do estado. A partir dela também é possível passeios ecológicos, a pé ou a cavalo até o grande Parque Nacional de Jericoacoara, ou a visita até o Buraco Azul de Castelhanos, uma piscina com águas azuis turquesa. Já o município de Barreirinhas é uma das cidades que podem ser usadas como base para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Dentre seus principais atrativos está Atins, um vilarejo com bastante infraestrutura, banhado pelo rio Preguiças e muito procurado por suas belas praias. No percurso a partir de Barreirinhas até o Parque dos Lençóis também é possível visitar Vassouras, outro vilarejo de pescadores que acessa as Praias do Cabu e o Farol de Mandacaru.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s